Canasvieiras - Canal

Canasvieiras

O balneário de Canasvieiras se torna, durante o verão, um dos destinos mais movimentados da ilha. Está localizado na região norte, entre as praias de Jurerê e Cachoeira do Bom Jesus. As águas calmas e a infraestrutura da região fazem de Canasvieiras um local para passear em família ou com amigos.

É a praia de Florianópolis preferida dos turistas do Cone Sul. Durante a alta temporada, Canasvieiras vira um verdadeiro recanto praiano para famílias e jovens argentinos, uruguaios e paraguaios. Por conta disso, muitos estabelecimentos oferecem serviços bilíngues, e não é difícil inclusive encontrar jornais argentinos. Nas ruas, placas escritas em espanhol e vendedores arriscando o idioma são comuns.

Devido à grande infraestrutura, Canasvieiras funciona como uma pequena cidade. Conta com serviços de saúde, polícia, supermercado e comércio.

Nos dias de sol, o lazer e os serviços vão até a praia, com vendedores ambulantes e espaços reservados para a prática de esportes. À noite, não falta diversão. As ruas do centrinho são próximas, então vale a pena passear a pé e ver os artistas de rua, parar em um bar ou comprar souvenirs.

 English version. Click here!

publicidade

Características Naturais de Canasvieiras

O mar de Canasvieiras fica aberto para o norte, e é intermediário entre o mar oceânico e o de baía. As águas, calmas, mornas (variação entre 23 e 26º no verão) e com ondas suaves, são ideais para um dia de diversão para famílias com crianças. As ondas se estendem na praia por mais de 50 metros pela suavidade do declive do fundo do mar, dando a Canasvieiras a classificação de Praia Rasa.

O mar ganha um brilhante tom esverdeado quando bate sol (em dias de céu azul). A areia é fina e amarelada, boa para andar descalço.

Ao norte, a praia faz divisa com a praia da Cachoeira do Bom Jesus. Esta divisão ocorre apenas por convenção social, pois não há limite físico. A oeste, termina na Ponta dos Morretes. Tem 2,2 km de extensão, aproximadamente, com faixas de areia que variam em larguras de 8 a 60 metros.

História de Canasvieiras

Não se sabe bem de onde vem o nome Canasvieiras. Em um mapa da região datado de 1786, o registro encontrado é Praia Cana Vieiras. Provavelmente, a praia ganhou este nome por uma variedade de cana que, ou existia no local ou foi cultivada pelos açorianos que deram início à pequena Vila de São Francisco de Paula das Cana Vieiras. O fundamento da vila foi registrado em 1754. Lá, se cultivava a agricultura e a pecuária. Posteriormente, a pesca se firmou como principal atividade da praia.

Os ranchos de pescadores foram desaparecendo à medida que o balneário foi crescendo e hoje já não é possível encontrá-los. Por conta da boa qualidade da água e por ser seguro (próximo às fortalezas de Santa Cruz do Anhatomirim e de São José da Ponta Grossa), tornou-se o primeiro balneário do município de Florianópolis. O uso da vila como balneário cresceu rapidamente. Para impulsionar este crescimento, a prefeitura, em 1956, projetou áreas específicas em ruas e lotes para vender. Hoje, é um dos principais pólos balneários do sul do país.

publicidade

publicidade

publicidade2

publicidade