Praias Galheta e Mole

Galheta

A Galheta ou Calheta é a única praia da Ilha de Santa Catarina reservada especialmente para o naturismo. Totalmente virgem, é semideserta e está abrigada no Parque Natural Municipal da Galheta, sendo área de preservação permanente. O acesso se dá somente por duas trilhas. Uma delas com saída pela costa norte da Praia Mole, que corresponde a 300m, e outra pela Barra da Lagoa, um caminho mais difícil e longo.

Apesar de estar localizada entre duas das praias mais movimentadas da Ilha de Santa Catarina, Barra da Lagoa e Mole, a Galheta atrai poucos turistas.

Protegida por um morro que a mantém isolada da estrada, a Galheta é frequentada por naturistas desde a década de 70, sendo que a prática não é obrigatória. Os adeptos do nudismo se sentem confortáveis nas areias da Galheta; as mulheres mais tímidas optam pelo topless. Alguns vão só para conhecer ou passam por lá ao chegar da trilha da Barra da Lagoa em direção à praia Mole. Os surfistas entram na Galheta com destino certo, procurando as boas ondas.

Algumas das belezas naturais da praia são as pequenas vertentes de água doce, bicas d’água que surgem do morro do Parque Natural Municipal da Galheta. Ali você pode improvisar uma ducha refrescante e revitalizadora. Algumas pessoas que chegam da cansativa trilha da Barra param na bica para tomar água. Esse paraíso se mantém, pois a Lei estabelece que toda a área do Parque, ao todo 149,30 hectares, é de preservação permanente. É proibido expressamente qualquer tipo de construção, parcelamento do solo, camping, caça de animais e destruição da vegetação, entrada de animais domésticos, e acesso de veículos automotores.

 English version. Click here!

publicidade

Características Naturais da Galheta

São 950m de extensão com a faixa de areia branca e fina variando de 3 a 75m. O mar é de águas cristalinas e moderadas, com características de praia oceânica. As vertentes naturais de água, as pedras e a moldura das montanhas cobertas de vegetação rasteira e remanescente da Mata Atlântica oferecem uma paisagem exuberante. A praia é toda contornada pelo Morro do Parque Natural Municipal da Galheta, tendo início na Ponta do Meio e fim na Ponta do Caçador (costa norte). A Ponta da Calheta fica mais ao norte, após uma formação de dois quilômetros de costões.

História da Galheta

Devido ao crescimento da especulação imobiliária em Florianópolis, um grupo de naturistas, ecologistas e políticos uniu-se, nos anos 80, para lutar pela criação do Parque Natural Municipal da Galheta. A lei que se criou, portanto, estabelece que toda a área do Parque – cerca de 149,50 hectares – é de preservação permanente, com proibição expressa de qualquer tipo de construção, parcelamento do solo, camping, caça de animais, danos à vegetação e acessos de veículos automotores. O Parque foi então criado pela Lei 3455/90 e regulamentado pelo Decreto 698/94.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade