Casarão Bento Silvério

Centro Cultural Bento Silvério (Casarão da Lagoa)

Uma antiga estação rádio-telegráfica e uma casa de máquinas, único exemplar florianopolitano da arquitetura típica do período pós-revolução industrial, inaugurado em 1912, mas tombado pelo Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Florianópolis em 1985. Essa é a atual sede da Fundação Franklin Cascaes que oferece cursos e oficinas a fim de resgatar manifestações culturais e a história local.

A preservação do folclore, do artesanato, da memória, história e cultura popular, está presente nas atividades da comunidade local, concentrando algumas atividades no Centro. Ali se apresentam grupos de Terno de Reis, Ratoeira, Cantoria do Divino, Pau-de-Fita e Boi-de-Mamão, entre outras manifestações culturais. Atualmente, são promovidos cursos e oficinas de Rendas de Bilro e Tramóia, Artes, Pesca Artesanal, além de abrigar salas de Trabalhos Manuais de Senhoras Voluntárias, de Exposições e uma biblioteca.

Mas quem foi Bento Silvério?

Bento Silvério nasceu em 5 de março de 1951, no Distrito da Lagoa da Conceição. Destacou-se em concursos de contos na Ufsc, o qual foi premiado. Uma de suas obras é “Entropia e Evasão: Contos”, livro de contos, publicado pela Ufsc, em 1980. O nome cultural – Bento Silvério – homenageia um dos mais respeitáveis repórteres políticos catarinenses, falecido em 1987.

Local: Rua Henrique Veras do Nascimento, 50 – Ao lado da Pracinha da Lagoa da Conceição.
Horário: De segunda a sexta das 13h às 20h. Sábado e domingo das 14h às 19h.
Contato: (48) 3232-1514.

publicidade

publicidade

publicidade2

publicidade