Lagoa Pequena - Panoramica

Lagoa Pequena

A Lagoa Pequena é formada por água doce, que vem do afloramento do lençol freático, e por terra arenosa. Está localizada a 600 m da praia e ocupa uma área de 27,5 hectares (cerca de 270,5 mil metros quadrados), entre os bairros Rio Tavares e Campeche.

Muito antes dos europeus chegarem a Ilha de Santa Catarina, esta região já era habitada por povos primitivos. Sítios arqueológicos nas proximidades, comprovam a presença de sambaquis e, posteriormente, índios Carijos. Entre  1748 e 1756, com a migração açoriana para o litoral catarinense, a região passou a ser ocupada, dando lugar a extensas lavouras de mandioca e outros produtos. Mesmo sendo uma área de preservação permanente (APP) e tombada como patrimônio natural de Florianópolis, pelo decreto municipal número 135/88, o seu entorno vem sendo alvo da urbanização descontrolada.

Ainda que o volume de água na lagoa venha diminuindo, muitos moradores e turistas a utilizam para nadar, praticar stand-up ou, simplesmente, tomar banho de sol e fazer um piquenique em sua orla.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade