Ribeirão - Ilha Dona Francisca

Freguesia do Ribeirão da Ilha

A Freguesia do Ribeirão da Ilha é um dos lugares imperdíveis de Florianópolis. Sua população é simples e ainda preserva a herança dos antepassados açorianos como a pesca, a colheita da ostra na pedra e a confecção de canoas artesanais. Mas o principal atrativo é a gastronomia típica. Os restaurantes especializados em frutos do mar e ostra estão espalhados na rua principal, sendo chamado de o Caminho das Ostras.

Você pode avistar no mar fazendas de ostras. São em média 60 criadores de ostras na localidade. E, a maioria fazem os seus próprios materiais utilizados para o cultivo, como as lanternas e parreiras. Tudo conhecimento passado de pai para filho.

A Freguesia do Ribeirão da Ilha era o núcleo da colonização açoriana nos séculos XVIII e XIX, completando 205 anos em 2014. Lá estão localizados a Igreja  Nossa Senhora da Lapa (inaugurada por Dom Pedro II, erguida à base de pedra e óleo de baleia), o  Ecomuseu do Ribeirão da Ilha e o cemitério, além da pracinha Hermínio Silva e casas de arquitetura típica açoriana. Há lojinhas de artesanato, souvenir, bares, restaurantes, apresentações culturais entre outros.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade