Roteiro Gastronômico - Cachaça

Cachaça em Florianópolis

Foto: Danielle de Medeiros

Em Floripa, nos tempos em que a luz era na base da pomboca, os pescadores tinham o hábito de servir uma dose de cachaça para todos da família, incluindo as crianças, antes de comer o que ele havia pescado. Isso era feito para matar qualquer tipo de bactéria existente nos frutos do mar. E se você observar bem, a maioria dos restaurantes típicos serve uma cachacinha de cortesia aos clientes. Coisas da Ilha.

Florianópolis está na rota nacional das boas cachaças, já que aqui estão instalados alguns bares com produção própria e de projeção nacional e até internacional. A mais famosa é a premiada cachaça Armazem Vieira, que é envelhecida em toneis, feitos da madeira Ariribá, dentro do próprio bar, que tem o mesmo nome. Essa madeira só existe no sul do Brasil, e dá aroma e sabor diferenciados à cachaça. Entre outras produções próprias está a Dom Fogaça, do Frango & Fritas. No Pântano do Sul você encontra a Mata Bicho, servidas em tradicionais copinhos de barro. E é do Ribeirão da Ilha que vem a famosa Intisica.

A cachaça é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a cerveja. Sua importância dentro da cultura nacional é tão grande que são mais de 130 sinônimos listados no Novo Aurélio.

É uma bebida destilada do melado da cana-de-açúcar que surgiu nos engenhos das senzalas, virou símbolo na Inconfidência Mineira, ganhou o gosto dos nobres, sofreu preconceito durante o século XIX por não ser europeia e voltou a ser valorizada pelos artistas e intelectuais após a Semana de Arte Moderna de 1922.

Atualmente, apenas dois alambiques são de produção artesanal – no auge foram mais de 100 – já que decretos regulamentaram a produção da bebida. No Sertão do Ribeirão, comunidade próxima ao Ribeirão da Ilha, fica um deles, o do seu Zeca, que há mais de 20 anos produz cachaças de sabores que vão de banana até folha de bergamota, receita ensinada por sua avó.

Curiosidade: Desde o século XIX, navegadores registraram a produção de cachaça na cidade. Mas somente com a chegada dos açorianos e dos madeirenses é que a produção foi aprimorada, levando Florianópolis ao segundo lugar de produtor nacional, que atendia os navegantes do atlântico sul. Perdia apenas para o Porto de Paraty, no litoral fluminense. Na Ilha de Santa Catarina, no auge da produção de cachaça, operavam mais de 100 alambiques de cana, mas hoje somente existem na região litorânea do continente próximo, devido a transformação da cidade portuária em cidade turística.

Harmonização: Alguns especialistas já consideram que a cachaça pode acompanhar toda uma refeição, do aperitivo ao cafezinho. Independente do quanto você deseja beber, é bom saber que a harmonização das cachaças têm a ver com a harmonização de vinhos. Assim, se você está comendo algo leve, acompanhe com uma cachaça também leve, de baixo teor alcoólico. Comidas pesadas pedem grau alcoólico mais elevado. Pratos condimentadas pedem cachaças aromáticas, já os gordurosos exigem as mais ácidas. Também vale lembrar que as cachaças devem ser bebidas da mais leve e aromática até a mais encorpada e ácida. Vale conferir as dicas de harmonização para saber qual a melhor combinação a ser feita.

Fizemos um breve resumo das harmonizações possíveis.

Aperitivos: caldinhos, ostras ao limão, canapés de salmão e torresmo frito harmonizam com cachaça branca, leve, ligeiramente ácida e resfriada. Caipirinha ou batidas de frutas poderão ser servidas nessa fase da refeição.

Entradas: saladas, vinagrete de frutos do mar, consomes e sopas combinam com cachaças brancas, de médio corpo e com média acidez, levemente resfriadas.

Primeiro prato: peixe, camarão, lagostas, risotos, bacalhau e aves harmonizam com cachaças brancas mais encorpadas e de baixa acidez, servidas na temperatura ambiente.

Prato principal: carnes vermelhas, caças de pena, caças de pêlo, assados, caldeiradas, cozido e feijoada combinam com cachaças envelhecidas, aromáticas, tânicas e de corpo leve, servidas na temperatura ambiente.

Sobremesas: doces, bolos, tortas, sorvetes, salada de frutas, queijos e frutas harmonizam com cachaças envelhecidas, frutadas e de médio corpo, servidas na temperatura ambiente.

Digestivos: café, chás e charutos combinam com cachaças encorpadas, envelhecidas pelo menos três anos em madeira que lhes confere fortes notas de especiarias e riqueza de aromas. Licores de cachaça poderão ser servidos.


publicidade

Onde Encontrar

Restaurante Samburá

Além da culinária típica da Ilha, o restaurante ainda oferece degustação da cachaça da casa, a famosa Cachaça do Fausto, e quem aprovar pode comprar uma garrafa da marvada. O Restaurante Samburá tem como anexo o Engenho do Fausto, onde, além da branquinha, você pode adquirir produtos à base de mandioca, entre outros.

Restaurante Samburá

Restaurante Samburá | Restaurante em Florianópolis Gastronomia baseada em frutos do mar, especialmente as comidas típicas da ilha. Ambiente aconchegante, atendimento...

Caminho dos Açores 1152, - Santo Antonio de Lisboa

Florianópolis - SC

Brasil

Fone: (48) 3235-1293

djon_doe@hotmail.com
Mapa | Site Bandeira do Brasil

Restaurante Samburá

Armazem Vieira

O Armazem Vieira é referência nacional quando assunto é cachaça. A casa produz sua própria bebida e a deixa armazenada em tonéis visíveis no próprio bar. Sempre presentes nos rankings etílicos no Brasil e mundo afora, o Armazem Vieira disponibiliza 7 opções da branquinha: A Turmalina, com 1 ano de armazenamento; Safira, com 3; Esmeralda, com 4; Porto Nossa Senhora do Desterro, com 6; Rubi, com 8; Terra, com 12 e Onix, com 16 anos de armazenamento. Todas elas são vendidas em garrafas próprias, personalizadas pelo Armazem Vieira. Além da marvada, a casa ainda oferece uma completa carta de vinhos, cervejas artesanais e drinks elaborados.

Armazem Vieira

Armazem Vieira | Bar em Florianópolis

Patrimônio histórico, etílico, gastronômico e musical. Balcão com mais de 160 anos de tradição em...

Rua Aldo Alves, 02 - Saco dos Limões

Florianópolis - SC

Brasil

Fone: (48) 3333-8687

armazemvieira@armazemvieira.com.br
Mapa | Site Bandeira do Brasil Bandeira do Grã-Bretanha Bandeira da Espanha

Armazem Vieira

Boteco Zé Mané - Cachaça

Além de resgatar a tradição dos antigos bares e uni-la com a típica culinária açoriana, o Boteco Zé Mané valoriza a bebida que mais combina com botecos: a cachaça. A casa oferece mais de 60 rótulos de diferentes regiões do Brasil, como as catarinenses Intisica, Fogo da Cana e Terra Dourada; as mineiras Germana, Canarinha, Salinas e Baiana; além da carioca Paraty e muitas outras.

Boteco Zé Mané

Boteco Zé Mané | Bar em Florianópolis Tradição dos botecos com sotaque ilhéu. O Boteco Zé Mané foi aberto na Via...

Rua Des. Pedro Silva, 2360 - Coqueiros

Florianópolis - SC

Brasil

Fone: (48) 3204-8652 / 9962-6258

contato@botecozemane.com.br
Mapa | Site Bandeira do Brasil

Boteco Zé Mané

Botequim Floripa

O Botequim Floripa, como todo bom botequim, além do chope gelado tirado na hora e os deliciosos petiscos, tem também premiadas cachaças para agradar gregos e troianos. Direto do barril, o cliente pode experimentar a catarinense Luis Alves. As purinhas e marvadas Tchê de Ferro, Seleta, Boazinha, Germana, Saliboa e Nega Fulô compõem o time da casa, que ainda traz a tradicional Ypioca. Vá e aproveite a música ao vivo diariamente e as quartas e sábados, uma saborosa e completa feijoadinha no almoço.

Botequim Floripa

Botequim Floripa | Bar em Florianópolis Eleito 3 vezes consecutivas pela revista VEJA como o Melhor Boteco e o Melhor Chopp...

Av. Rio Branco, 632 - Centro

Florianópolis - SC

Brasil

Fone: (48) 3333-1234

botequimfloripa@gmail.com
Mapa | Site Bandeira do Brasil

botequim floripa

Frango e Fritas

Dom Fogaça: esse é o nome da cachaça produzida artesanalmente pelo Frango e Fritas. Com um aroma caseiro e original, é envelhecida em alambique de carvalho e envasada em na localidade de Luiz Alves. O tradicional bar da Trindade, na ativa desde 1983, possui também uma grande variedade de petiscos e aperitivos à base de frango, como o filé de peito recheado com queijo, o frango a passarinho e a polenta, que são o carro chefe do cardápio da casa. O bar ainda conta com uma especializada carta de cervejas, com marcas nacionais e internacionais.

Frango e Fritas

Frango e Fritas | Bar em Florianópolis Há 30 anos na Trindade, a choperia e restaurante conta com mais de 700...

Rua Lauro Linhares,1040 – Trindade

Florianópolis - SC

Brasil

Fone: (48) 3234-1124

contato@frangoefritas.com.br
Mapa | Site Bandeira do Brasil

Frango e Fritas Florianópolis

Confraria Chopp da Ilha

A Confraria Chopp da Ilha, além do geladíssimo e cremoso chope tirado no balcão, também é especializada em cachaças. No cardápio da casa, as opções são as cachaças do Armazem Vieira - Safira, Esmeralda, Tradicional, Rubi, Terra e Onix -; a Santo Grau, produzida na cidade mineira de Coronel Xavier Chaves; a também mineira Germana; e para fechar o triângulo mineiro, nos sabores limão, cravo e canela, a Xiboquinha.

Confraria Chopp da Ilha

Confraria Chopp da Ilha | Bar em Florianópolis A Confraria Chopp da Ilha é um bar tradicional na Lagoa da Conceição,...

Av. Afonso Delambert Neto, 671 - Lagoa da Conceição

Florianópolis - SC

Brasil

Fone: (48) 3334-3696

gianluca.confraria@gmail.com
Mapa | Site Bandeira do Brasil Bandeira do Grã-Bretanha Bandeira da Espanha

logomarca confraria chopp da ilha

publicidade

publicidade