Roteiro Gastronômico - Cafés e Confeitarias

O café é simplesmente a bebida mais consumida pelos brasileiros, isso segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Então, não é à toa que se pode degustar um cafezinho em muitos cafés e confeitarias espalhados por Florianópolis.

Os cafés são mais comuns na região central, onde fica a maioria dos prédios comerciais e governamentais. Já na Lagoa da Conceição, o clima de cultura, arte e descontração também levou à abertura de inúmeros estabelecimentos. Nas outras regiões da ilha, padarias garantem o cafezinho fresco.

A origem do café remota tempos antigos, na África, mais precisamente na Etiópia. O fruto do cafeeiro, apesar de ser doce, produz uma bebida de gosto e aroma marcante aos seus apreciadores. Em Florianópolis, os primeiros pés foram plantados na metade do século XVI, sendo que já ocupou o papel de ser o principal propulsor econômico da Ilha, chegando a exportar cerca de 5 toneladas do produto.

Curiosidade: Qual é o melhor horário para tomar café? O ser humano é guiado por ciclos circadianos, que funcionam como um relógio biológico. É capaz de alterar nosso humor e o comportamento do organismo, assim como o modo que as drogas, como o café, entram em nosso corpo. Geralmente entre 8h e 9h, orientado pelo relógio biológico, seu corpo produz muito cortisol, hormônio relacionado ao estresse.

E isso deixa você em estado de alerta. Assim, o café não tem efeito. Os melhores horários para tomar café então são aqueles em que os níveis de cortisol no corpo estão em baixa. Evite café entre 8h e 9h, meio-dia e 1h, e 17h30 e 18h30. Esses são, em geral, os momentos de pico do cortisol. Em qualquer outra hora (10h ou às 14h, por exemplo), as chances de sentir os efeitos do café parecem maiores.

Harmonização: Café pede aquela bolachinha doce, um minibolo ou até um chocolate. No Brasil, é forte a tradição do café com bolo de fubá. Por isso, os doces são os alimentos que mais acompanham os cafés. Mas isso não quer dizer que café só combine com uma coisa. Há espaço para ousar e degustar combinações diferentes quando se toma um cafezinho. O segredo é fazer como com qualquer outra bebida: harmonizar por semelhança ou contraste. E aí uma gama de novas opções é aberta. Pode-se tomar um bom café com queijos ou até utilizar os grãos como parte de pratos elaborados.


publicidade

Onde Encontrar

François Café

Além dos doces e salgados deliciosos, o François Café recompensa os clientes com um saboroso café. No cardápio, as opções de cafés simples, gourmet - uma seleção dos melhores cafés do mundo -, cafés especiais, além de chás e chocolates. Uma das opções da casa é o Café Douceur D'Hiver, uma interessante combinação de café, leite, avelã, mel e raspa de gengibre. Outro é o café que leva o nome da casa, o François, com café, leite, brownies, sorvete e calda de chocolate. A casa também conta com bebidas alcoólicas e não-alcoólicas.

François Café

François Café | Café e Confeitaria em Florianópolis

Padaria e confeitaria aos moldes franceses, em novo endereço. Variedade de pães, frios...

Rod. SC 401, 8600 - Sala 03 / Bloco 4 - Santo Antônio de Lisboa

Florianópolis - SC

Brasil

Fone: (48) 3226-0004 / 8845-9283 / 9633-0011

cafefrancois@gmail.com
Mapa | Site

François Café

Serviços relacionados

Centro
Praia do Campeche
Itacorubi

Creperia, Pizzaria e Restaurante Ruscello

Rua João Pio Duarte Silva, 289 - Córrego Grande - Florianópolis

Fone: (48) 3234-8285

Café Paris

Avenida Madre Benvenuta, 1168 - Santa Mônica - Florianópolis

Fone: (48) 3024-4831

publicidade

publicidade