Roteiro Gastronômico - Chopp

O clima predominantemente quente do Brasil, unido às praias de Florianópolis, proporciona o cenário ideal para os apreciadores do chope, de preferência bem gelado. A bebida é preparada como a cerveja, com a diferença que o chope não passa pelo processo de pasteurização.

Para melhor degustar, sem que perca o seu sabor original, existem algumas dicas que podem ser seguidas: o colarinho, indesejado por alguns, é essencial para manter a temperatura e evitar que o calor do ambiente interfira na bebida, o aconselhado é o famoso três dedos de colarinho (ou três centímetros); o copo deve ser lavado com sabão neutro e água corrente para que resíduos de gordura não alterem o sabor; as chopeiras e todas as suas partes devem passar por processo de assepsia e manutenção periodicamente; após aberto, um barril de chope dura 48 horas, em câmara fria pode ficar até 12 dias.

Curiosidade: O nome vem do alemão Shoppen, que significa copo de meio litro, e foi aportuguesada como chope. Há registros que os egípcios já o produziam há mais de 3000 anos, mas foi só em 1839, na cidade de Pilsen, na República Checa, que a bebida como conhecemos – clara, suave e leve – teve origem. No Brasil, o chope só apareceu com a chegada da família real portuguesa, em 1808, com a primeira fabricação em 1836.

Harmonização: Seguem basicamente as mesmas regras da cerveja. Chopes do tipo Pilsen e Weiss, assim como a cerveja, caem melhor com pratos leves, como carnes brancas, massas, entradas e saladas. O chopp Ale e o Porter são indicados para acompanhar pratos mais pesados, como carnes vermelhas e comidas picantes.

O Guia Floripa indica alguns lugares da cidade para tomar um chopinho gelado.

publicidade

Onde Encontrar

Taco Nave Mexican Food

Um pequeno restaurante com sua própria fábrica de massas, oferecendo lanches típicos com opções veganas. Essa é a premissa do Taco Nave Mexican Food.

Tacos, nos sabores vegetariano, carne e camarão; Sopas, com sabores vegetarianos, frango ou camarão; Quesadillas, recheadas com queijo e carne ou queijo com feijão refrito; Takitos, nas versões frango ou carne desfiada; Nachos, com molhos vegetarianos, carne e camarão; e Enchiladas, recheadas com ricota e brócolis, todos servidos ao verdadeiro modo mexicano, em massas sem glúten, nem lactose.

E diariamente, tem chope em dobro das 18h às 20h para refrescar a pimenta... Arriba!

Botequim Floripa

O Botequim Floripa já foi agraciado três vezes com os prêmios de Melhor Boteco, Melhor Chope e Melhor Petisco da cidade. Para isso, serve geladíssimamente aos clientes um gostoso chope Brahma, seja garotinho, caldereta ou na caneca. A casa também oferece cervejas, destilados e drinques especializados. Aproveite e beberique degustando um aperitivo deste lugar que tem cara, alma e alegria de um verdadeiro botequim!

Botequim Floripa

Botequim Floripa | Bar em Florianópolis

Eleito 3 vezes consecutivas pela revista VEJA como o Melhor Boteco e o Melhor Chopp...

Av. Rio Branco, 632 - Centro

Florianópolis - SC

Brasil

Fone: (48) 3333-1234

botequimfloripa@gmail.com
Site

botequim floripa

François Café

Especializada na pâtisserie francesa, servindo doces, salgados, pães, pratos à la carte e petiscos, o François Café também agrada aos clientes com um especial chope pilsen da Saint Bier. Confira também as outras opções de bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, além das cervejas nacionais, internacionais e artesanais que a casa traz em seu cardápio.

François Café

François Café | Café e Confeitaria em Florianópolis Padaria e confeitaria aos moldes franceses, em novo endereço. Variedade de pães, frios...

Rod. José Carlos Daux, 8600 - Santo Antônio de Lisboa

Florianópolis - SC

Brasil

Fone: (48) 3226-0004 / 8845-9283 / 9633-0011

cafefrancois@gmail.com
Site

François Café

publicidade

publicidade

publicidade