Roteiro Gastronômico - Fondue

Florianópolis pode ficar bem fria no inverno, o que fez do Fondue um dos jantares especiais de inverno, oferecido geralmente como Sequência de Fondue.

Quando teve origem, na fronteira franco-suíça, provavelmente no século XVII, apenas a receita de queijo existia. Hoje em dia, além do fondue de queijo, servido com pães, batatas e cenouras, ainda há as receitas de chocolate, acompanhada de frutas, e a de carne, com molhos diversos.

Curiosidade: A especialidade é oferecida apenas no inverno e poucos restaurantes servem, sendo que um abre exclusivamente quando começa o frio apenas com Sequência de Fondue.

Harmonização: O vinho é a bebida que melhor acompanha o fondue, mas cada tipo pede um vinho diferente. Para fondue de carne, os tintos são mais indicados, eles podem ser mais encorpados e sedosos. Para acompanhar o queijo, tinto ou branco são os melhores. Se for optar pelo branco, tente fugir daqueles mais cítricos e florais. O fondue de chocolate tem boa harmonização com vinhos do Porto, especialmente o Tawny, pois não interfere no sabor das frutas.

publicidade

Onde Encontrar

Restaurante Terraço da Vigia

Nas estações mais frias do ano, aproveite o romântico ambiente do Restaurante Terraço da Vigia, anexo a uma exuberante pousada de mesmo nome, saboreando as delícias da culinária francesa. O Fondue é servido em duas versões, queijo e chocolate, tendo como vista panorâmica da beleza plena da Praia da Lagoinha, no Norte da Ilha.

Restaurante Terraço da Vigia

Restaurante Terraço da Vigia | Restaurante em Florianópolis

Em uma varanda envidraçada com exclusiva vista para a Praia da Lagoinha se...

Rua Cônego Walmor Castro, 291 - Ponta das Canas

Florianópolis - SC

Brasil

Fone: (48) 3284-1789

reservas@pousadadavigia.com.br
Site

restaurante-terraco-da-vigia

João de Barro

A partir do dia 1º de maio, o restaurante inicia sua Temporada de Fondue. Todos os dias têm diversas opções saborosas do prato, como o Fondue de Filé Mignon, cortado em pequenos pedaços e acompanhado de verduras e dez molhos diferentes, servindo duas pessoas. Há ainda o Fondue de Queijo Gorgonzola, que vem acompanhado à mesa de pãezinhos quentes, maçã, salsicha de perú, champignons, pinhão e  batatas gratinadas.

Para finalizar as gostosuras, uma combinação de todas elas: Fondue Misto, que serve até 3 pessoas, servido de filé mignon e frango em pequenos pedaços, além de camarão, verdura e dez molhos diferentes.

A casa também conta com uma excelente cozinha internacional, com carnes exóticas, frutos do mar (peixes nobres) e massas caseiras. E cardápio especial para celíacos com pratos feitos com os ingredientes apropriados (sem glúten). Além de atendimento para vegetarianos, intolerantes a lactose e diabéticos.

Restaurante João de Barro

Restaurante João de Barro | Restaurante em Florianópolis

No alto do morro, no bairro nobre de Cacupé, localiza-se o...

Rodovia Haroldo Soares Glavan, 1166 - Cacupé

Florianópolis - SC

Brasil

Fone: (48) 3335-6003 / 3335-6449

Site

Restaurante João de Barro

publicidade

publicidade