Roteiro Gastronômico - Nhoque

Restaurantes especializados em comida italiana servem nhoque em Florianópolis. Em outras casas, com cardápio diverso, o nhoque é, por vezes, incluído em datas especiais, como nos dias 29.

Durante o inverno, surgem mais opções de lugares oferecendo nhoque, pois nos meses de calor a preferência é por alimentos mais leves. Apesar disso, Florianópolis conta com antigos e tradicionais restaurantes italianos, que ficam abertos e mantêm a qualidade em todas as épocas do ano.

Curiosidade: A tradição de comer nhoque nos dias 29 vem da lenda de que São Pantaleão, em um dia 29 de dezembro, disfarçado de andarilho, perambulava pelas ruas de um pequeno vilarejo da Itália. Ele bateu à porta de uma família grande e pobre e disse que estava faminto. A família dividiu com ele a sua refeição, um nhoque. Depois da refeição, a família percebeu que embaixo de cada um dos pratos havia muito dinheiro. Por isso, os dias 29 de cada mês se tornaram o dia do Nhoque da Fortuna ou da Sorte. Para seguir o ritual, coloque uma nota embaixo do prato e coma os primeiros sete pedacinhos em pé, fazendo um pedido para cada um deles.

Harmonização: Como o nhoque é apenas a massa servida como base, a harmonização depende bastante do molho que complementa o prato. Para molhos brancos e leves, espumante Brut; vinho branco jovem ou maduro; vinho tinto jovem leve ou de médio corpo. Para molhos vermelhos, espumante Brut ou vinho tinto maduro de médio corpo a robusto.


publicidade

Onde Encontrar

AmassariA Massas Congeladas

Desde 2013, a AmassariA Massas Congeladas apresenta um cardápio de delícias variadas preparadas pela Chef Cláudia Amorim Amarante, que tem como dedicação principal cozinhar com a mesma qualidade, carinho e cuidado que faz para a sua própria família.
 
Atendendo no formato delivery em toda a região da Grande Florianópolis, a AmassariA traz em seu Cardápio Tradicional pratos como lasagna (frango, carne desfiada e calabresa), canelone (frango com requeijão e calabresa com cheddar), escondidinho (frango, carne desfiada e calabresa), rondelli (presunto com mussarela) e nhoque recheado com queijo mussarela.
 
Já no Cardápio Especial, lasagna sabor camarão, canelone com peito de peru, escondidinho nas versões carne seca e camarão, rondelli nos sabores frango ao molho quatro queijos e peito de peru e nhoque recheado com queijo mussarela e calabresa.
 
Ainda há os pães doces e salgados recheados e vale lembrar que você pode fazer seu pedido nas versões para 1, 2 e 4 pessoas, além das porções gigantes, ideais para festas e eventos.

AmassariA – A Sua Casa de Massas

AmassariA – A Sua Casa de Massas | Refeições Delivery na Grande Florianópolis

A Amassaria é um restaurante de tele-entrega...

Rua Bráulio Felipe, 11 - Pachecos

Palhoça - SC

Brasil

Fone: (48) 3374-3380 / 9162-8130 (Whatsapp)

amassariapedidos@gmail.com
Mapa | Site

AmassariA - A Sua Casa de Massas

Restaurante João de Barro

O Restaurante João de Barro possui uma longa e reconhecida tradição de massas caseiras. Um gostoso destaque da casa são os frescos e artesanais nhoques, podendo ser acompanhados dos molhos BolonhesaFunghi Secchi, Frutos do MarGongozolaao SugoPesto e outros mais. E todo esse sabor tem dia certo para ser provado: todo dia 29 é o Dia do Nhoque, no qual um especial ritual é feito com objetivo de obter fortuna; botando uma nota de dinheiro debaixo do prato. Vá, saboreie e enriqueça!

Restaurante João de Barro

Restaurante João de Barro | Restaurante em Florianópolis

No alto do morro, no bairro nobre de Cacupé, localiza-se o...

Rodovia Haroldo Soares Glavan, 1166 - Cacupé

Florianópolis - SC

Brasil

Fone: (48) 3335-6003 / 3335-6449

Mapa | Site

Restaurante João de Barro

publicidade

publicidade