Roteiro Gastronômico - Sorvetes

O sorvete refresca os dias quentes de verão, ainda mais no clima de praia de Floripa. Por aqui já existem até empresas especializadas em sorvetes, que trazem sabores diferenciados. Nas praias sempre há um ambulante vendendo sorvete e nos shoppings existem empresas que servem apenas sorvetes. Além disso, nas praias há sorveterias tradicionais, com buffet e tudo mais.

Não é à toa que em 2002 no Brasil, a ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes) instituiu o “Dia Nacional do Sorvete” para 23 de setembro, com a ideia de celebrar o início das temperaturas mais altas, pois é nesta época que o consumo do sorvete aumenta no país.

Curiosidade: Pesquisadores ingleses descobriram que o sorvete estimula as zonas de prazer do cérebro. De acordo com testes clínicos, uma simples colher de sorvete traz um sorriso às áreas “alegres” do cérebro. Os resultados dos testes, feitos no Centre for Neuroimaging Sciences, em Londres, mostraram que o sorvete provoca um efeito imediato nestas zonas de prazer.

Harmonização: Sorvetes mais leves, como de frutas,  combinam mais com um vinho de uva Moscato. ou champagne estilo Démi-Sec (Meio-Seco). Com os mais gordurosos (chocolate, baunilha) a indicação é um vinho do porto Tawny ou uma cerveja Porter.


publicidade

Onde Encontrar

Amoratto

Eleito o melhor sorvete da cidade pela Revista Veja Santa Catarina Comer e Beber por 6 anos consecutivos, a Amoratto traz deliciosos sabores e surpreendentes sensações para refrescar os dias mais quentes do ano. Trabalhando com produtos orgânicos certificados, sem corantes, os sorvetes e picolés da Amoratto são encontrados nas mais diferentes versões, indo desde o exótico Sorvete Salgado até os Mini Copos de Chocolate Branco com Amora e Banana Caramelizada.

publicidade

publicidade