Roteiro Gastronômico - Vinhos

Florianópolis não possui tradição de vinicultura, contudo não deixa de ser boa consumidora. O Planalto Catarinense, localizado entre as regiões de Lages, Bom Retiro e São Joaquim, é caracterizado pelas maiores altitudes da vinicultura brasileira. Com condições climáticas e altitudes propícias, melhores do que a Serra Gaúcha, a região se destaca com vinhos de grande presença no mercado nacional e mundial.

Seja de uvas Malbec, Carbenet, Pinot Noir, Chardonnay ou Riesling, jovem ou velho, tinto, branco ou rosé, é ótimo acompanhante, especialmente harmonizado, de massas, carnes, peixes, saladas ou servido como aperitivo, além de possuir comprovados benefícios à saúde, se ingerido moderadamente.

Inspiração para poetas e romances, o vinho está presente na história há mais de 3.000 anos, quando os egípcios dominaram as técnicas de plantio e fermentação da uva. Através dos tempos, passando pela idade antiga e contemporânea, transformou-se numa bebida de confraternização e alegria, pensamento e reflexão, ideal para ser consumido aquecendo uma noite fria de inverno ou à beira-mar, alegrando o verão.

Curiosidade: Muitos acham que a concavidade no fundo da garrafa designa vinhos de boa ou má qualidade, o que não passa de história. São vários os motivos pelo qual existe essa característica, desde deixar a garrafa mais estável na mesa até melhor acomodação na hora de servir. O único motivo que poderia influenciar a bebida seria de que a concavidade é um depósito de sedimentos agregadores de cor e sabor, porém não sendo de consenso geral.

Harmonização: A dica básica do Guia é de que carnes leves, como as de aves e peixes, além de saladas, combinam com vinhos brancos, rosés e espumantes, estes devendo ser degustados em temperaturas entre 10° C e 12° C. Para carnes vermelhas ou escuras, massas e sobremesas, como chocolate ou queijos, o ideal são os vinhos tintos, ingeridos com temperatura ideal de 15° C.

Abaixo, o Guia Floripa recomenda alguns dos melhores lugares para apreciar bons vinhos e bons momentos.

publicidade

Onde Encontrar

Armazem VIeira

Além de oferecer cachaças de reconhecimento nacional e internacional, o Armazem Vieira conta com uma renomada carta de vinhos, com rótulos de prestígio. E se você desejar, a casa também possui espumantes para você comemorar aquele momento especial com os amigos ou num romântico jantar a dois.

Armazem Vieira

Rua Aldo Alves, 02 - Saco dos Limões - Florianópolis

Fone: (48) 3333-8687

François Café

O François Café, além de trazer a Ilha todo o sabor da nobre pâtisserie francesa, possui em seu cardápio vinhos e espumantes de safras, uvas e vinícolas respeitadas. A casa conta com uma requintada carta de vinhos, à disposição do cliente para que ele bem possa aproveitar e harmonizar, seja com uma taça ou garrafa, os pratos do restaurante e os quitutes da padaria e do café.

François Café

François Café | Café e Confeitaria em Florianópolis Padaria e confeitaria aos moldes franceses, em novo endereço. Variedade de pães, frios...

Rod. José Carlos Daux, 8600 - Santo Antônio de Lisboa

Florianópolis - SC

Brasil

Fone: (48) 3226-0004 / 8845-9283 / 9633-0011

cafefrancois@gmail.com
Site

François Café

La Cave Bar

O La Cave Bar traz a Florianópolis a proposta europeia de Gastrobar e Bar a Vin, a ideia francesa de bar de vinhos. A adega da casa conta com mais de 30 opções de vinhos tintos, rosé e brancos, além de champagnes e espumantes, sejam internacionais ou nacionais, servidos em taça e garrafas. Aproveite as promoções semanais da casa, que oferece descontos na compra e consumo da bebida.

La Cave Bar

La Cave Bar | Bar em Florianópolis Traz a proposta européia de Gastrobar e Bar à Vin (bar de vinhos) a...

Rua Demetrio Ribeiro, 51 - Centro

Florianópolis - SC

Brasil

CEP: 88020-700

Fone: (48) 3037-2828

contato@lacavebar.com.br
Site

La Cave Bar

Serviços relacionados

Cacupé
Santa Mônica
Santo Antônio de Lisboa
Ingleses
Ponta das Canas
Centro
Lagoa da Conceição

publicidade

publicidade

publicidade