Trilhas

Dicas de Turismo

Guia Santa Catarina

Garopaba

Praias próximas: Garopaba

Por ser perto, muita gente vai surfar ou pegar uma praia em Garopaba. Conheça as várias praias perfeitas para o... Leia Mais

Com os aventureiros, a Ilha de Santa Catarina foi generosa. Há diversos caminhos para se percorrer a pé ou de bike e chegar às localidades menos exploradas de Florianópolis.

Algumas possuem baixo nível de dificuldade e qualquer pessoa pode percorrer. Outras já demandam um bom preparo físico e um guia preparado, pois passam por trechos de escaladas, por áreas alagadas ou são habitats de animais perigosos.

Para saber mais sobre cada trilha e se preparar antes da aventura, informação nunca é de mais. Portanto, conte com as dicas que o Guia Floripa preparou para as principais trilhas da ilha.

É iniciante? Então saiba mais sobre o que é necessário para garantir o sucesso da caminhada

O que vestir

Roupas leves, de preferência fibras naturais, como o algodão, que evitam a transpiração excessiva. Nos pés, um sapato confortável. Botas de caminhada são sempre a melhor opção.

Em trilhas mais fáceis, roupas de cores claras são ideais, pois não absorvem tanto calor. Nas mais complicadas, no meio do mato fechado, é melhor usar cores fortes, que facilitam a identificação em caso de se perder.

O que levar

Leve uma boa mochila, resistente e que se adapte a seu corpo, para não prejudicar a postura.

Cantil para água. Se não tiver, leve garrafa plástica (pode amassar para não tomar muito espaço), mas não se esqueça de trazer de volta. Sempre se informe se há ou não fontes de água na trilha.

Leve lanterna sempre.

Kit de primeiros socorros (as drogarias vendem kits prontos).

Alimentação

No dia anterior a uma trilha, é importante comer carboidratos – pão, macarrão, raízes e tubérculos.

Leve alimentos não-perecíveis, como granola, frutas desidratadas e sanduíches leves e bem embalados. Não carregue alimentos que não suportam muito calor ou umidade.

Não cometa o erro de levar mais comida do que o necessário (trilheiros de primeira viagem costumam comer mais na trilha do que em um restaurante).

Para recompor a energia durante a caminhada, o ideal são barras de cereais ou banana seca. Banana e laranja, ricas em potássio, são as frutas mais indicadas para os trilheiros. Entre as vantagens, ajudam a evitar cãibras.

Para beber, água ou isotônicos. Leve comprimidos para descontaminar águas não-confiáveis no meio do caminho, à venda em drogarias, ou hipoclorito de sódio, na proporção indicada na embalagem.

E mais

É bom ter cuidado com animais peçonhentos (cobras, aranhas, escorpiões), que, ao contrário da lenda, não têm esta ou aquela época para aparecer.

Use botas, já que quase 90% dos casos de picadas atingem o tornozelo. Olhe onde pisa e ande fazendo barulho, isso afasta os animais. Dê uma olhada no link de primeiros socorros para saber como agir em caso de acidente.

Quando estiver em dúvida quanto ao caminho, escolha o que tiver mais marcado. Evite trilhas secundárias.

Não deixe nada pelo caminho. Se você conseguiu levar a mochila cheia, pode muito bem trazer seu lixo de volta.


publicidade

publicidade

publicidade