Trilha Monte Verde até Costa da Lagoa

Dicas de Turismo

  • surf

    A história do surf em Floripa

    Você conhece a história do surf em Florianópolis? Pois reunimos um conteúdo completo para você que é do tipo historiador curioso. O...
    Leia Mais

  • Jurere Tradicional

    Jurerê

    A vista do pôr-do-sol no trapiche, no canto direito da praia, é uma das mais belas do Norte da Ilha.

    As...
    Leia Mais

Guia Santa Catarina

Garopaba

Praias próximas: Garopaba

Por ser perto, muita gente vai surfar ou pegar uma praia em Garopaba. Conheça as várias praias perfeitas para o... Leia Mais

Desvendando o Monte Verde.

A trilha do Monte Verde sobe o morro que deu nome ao bairro e faz a ligação com a Costa da Lagoa. O caminho margeia o riacho que forma quedas d’água e piscinas naturais, que não estão liberadas para banho, por determinação da Companhia de Águas e Saneamento. Mesmo assim, um dos locais mais conhecidos, a pouco mais de 150 metros do início do caminho, é bastante freqüentado no verão. Uma piscina natural onde se vê os moradores locais arriscando saltos das pedras e das árvores, a uma altura de quase oito metros de altura.

Seguindo em frente, o caminho ultrapassa o riacho e sobe a montanha, logo chegando à segunda queda d’água – também bastante visitada. Ela fica em uma trilha secundária e só deve ser seguida com a companhia de guia ou alguém que conheça a trilha. Após visitar as quedas d’água, continue em frente até atingir o topo do morro. Para isso, é só seguir a trilha principal. Quase no ponto mais alto da montanha, o visitante se depara com uma bifurcação na trilha. A da direita leva à Pedra do Urubu, de onde se tem uma vista panorâmica da Baía Norte. A da esquerda liga ao Caminho da Costa. É um trecho de trilha sinuosa entre a mata fechada, mas que não chega a representar riscos maiores.

Quando se inicia a descida da montanha a mata fica mais densa. Caminha-se mais um pouco e o visitante se depara com o Caminho da Costa da Lagoa. Dali, é só escolher entre mais 30 minutos a pé, até a Freguesia da Lagoa, ou esperar o barco da Cooperbarco, que faz a ligação entre todas as vilas da Costa e com a Freguesia da Lagoa, onde existe ponto de ônibus e chegam automóveis.

Informações

Atenção: A trilha só pode ser feita com um guia.

Nível de Dificuldade: difícil.

Atrativos: lagoas, fonte d’água, vista panorâmica, Mata Atlântica, passeio de barco.

Tempo: 2h.

Início: Rua do Marfim, no bairro Monte Verde, próximo ao Clube de Caça e Pesca Independente.

Final: Costa da Lagoa, na Vila Verde.

Principal dificuldade: Extensa, trilhas secundárias e subida íngreme.

Como chegar: Seguir em frente, a partir do final da Rua do Marfim.


publicidade

publicidade

publicidade