Trilha Praia do Saquinho

Dicas de Turismo

  • Casa da Memória

    Casa da Memória

    A Casa da Memória de Florianópolis é um centro de documentação vinculado à Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. Inaugurada em 30...
    Leia Mais

  • Praia do Matadeiro

    Atividades no Matadeiro

    As águas límpidas do Matadeiro são propícias para a prática do mergulho livre. A praia conta com bares que são uma...
    Leia Mais

Guia Santa Catarina

Garopaba

Praias próximas: Garopaba

Por ser perto, muita gente vai surfar ou pegar uma praia em Garopaba. Conheça as várias praias perfeitas para o... Leia Mais

“Queremos Continuar Isolados”

Entre as praias da Solidão e Naufragados, o Saquinho tem cerca de cinco quilômetros de extensão com os costões mais entrecortados e interessantes da Ilha. Sem estradas e sem energia elétrica, a comunidade do Saquinho, algo em torno de 20 famílias, faz questão de manter-se isolada do resto da Ilha, ocupando o vale e a praia de areias brancas.

Sobre a instalação de energia elétrica, os moradores costumam dizer: “Nunca se sabe o que vem atrás dos postes”. Ao longo da trilha ficam as casas de madeira onde vivem as famílias, na maioria descendentes de açorianos que vivem basicamente da pequena agricultura e da pesca.

Os Costões Mais Interessantes

Saindo do costão direito da Praia da Solidão, logo se encontra uma trilha bem marcada, que se estende por penhascos, desfiladeiros, fontes e córregos. A Praia do Saquinho é só o começo da caminhada até a Ponta do Pasto. Até lá, a trilha vai passado por ótimos lugares para mergulho. O Pastinho, como é conhecida a Ponta do Pasto, é uma península coberta por grama. Dali se avista o conjunto de ilhas conhecidas como Três Irmãs ou Três Irmãos.

publicidade

À direita do Pastinho, uma espécie de praia de pedras arredondadas convida o trilheiro a continuar a caminhada até Naufragados, que fica logo à frente. Mas o caminho pelo costão, aparentemente fácil, é muito perigoso e não deve ser seguido. Pela mata também existe uma trilha até a Praia dos Naufragados, mas só pode ser percorrida com auxílio de guia ou conhecedor do caminho. Esta trilha está coberta pelo mato, o que aumenta muito a dificuldade.

Informações

Atenção: A trilha só pode ser feita com um guia.

Nível de dificuldade: difícil.

Atrativos: vista panorâmica, praia, Mata Atlântica.

Tempo: 2h30min.

Início: Costão direito da Praia da Solidão.

Fim: Ponta do Pasto.

Principal dificuldade: Extensa.

Como chegar: Do costão direito da Praia da Solidão, seguir na direção da Praia do Saquinho.

publicidade

Serviços relacionados

Polo Turismo e Viagens

Travessa Leopoldo João dos Santos, 22 - Florianópolis

Fone: + (55) 3050-3652 +55 (48) 991-648-181

Meiembipe Turismo e Aventura

Rua Leonel Pereira, número 1320 - Cachoeira do Bom Jesus - Florianópolis

Fone: (48) 9 9953-5041

publicidade

Eventos Relacionados

20/09/2019Surf Yoga Camp

publicidade2

publicidade