Trilha da Barra da Lagoa para a Galheta

Trilha Barra da Lagoa até Galheta

Dicas de Turismo

  • Relógio da Western Telegraph

    Relógio da Western Telegraph

    A Western Telegraph Company, mais conhecida pelos moradores de Florianópolis como "Cabo Submarino" era uma empresa Inglesa responsável pela operação...
    Leia Mais

  • Igreja de São Sebastião

    Largo São Sebastião

    A construção da Igreja, principal elemento do Largo São Sebastião, em meados do século XIX, está diretamente ligada às diversas...
    Leia Mais

Guia Santa Catarina

Balneário Camboriu

Conheça Balneário Camboriú

Pertinho de Florianópolis está o badalado Balneário Camboriú, conhecido também por BC. Muita gente aproveita para passar o dia nas... Leia Mais

Da Ponte à Praia de Nudismo

Passando a ponte sobre o Canal da Barra da Lagoa, deve-se seguir à direita por um caminho bastante conhecido pelos moradores da região. Depois de percorrer cerca de cinco minutos pelas vielas, segue-se em frente até a última casa.

Ao chegar a Prainha da Barra, o caminho segue à esquerda, pela encosta, subindo a montanha. No meio do caminho, deve-se prestar bastante atenção nas marcações que indicam o ponto onde a trilhe se divide. Seguindo em frente, vai-se para as “piscinas naturais”. Deve-se pegar o caminho à direita, em direção ao topo da montanha.  São, aproximadamente, 20 minutos até chegar ao cume.

No alto do morro está localizado o Farol da Barra da Lagoa. A cerca de 200 metros de altura, uma vista panorâmica enche os olhos. Pode-se ver a Praia da Barra da Lagoa, a Lagoa da Conceição, a Praia do Moçambique e a Reserva Ecológica do Rio Vermelho. Estas são somente algumas das atrações do passeio que termina na praia legalizada para nudismo. A vegetação, composta por gravatás e cactos, é um indício de queimadas passadas. São plantas primárias que nascem mesmo em solo seco.

publicidade

No local conhecido como Pico da Bandeira, bem no topo da cadeia de morros, percebe-se toda a trilha até a Galheta. A partir deste ponto, é só seguir em frente pela trilha sinuosa no topo do morro.

Alguns trechos do percurso estão apagados, mas, seguindo em frente, a trilha começa a descer o morros em direção à Praia da Galheta. Ali, o visitante pode dar um mergulho e matar a sede na fonte que fica bem no meio da praia. Depois é só continuar a caminhada até a Praia Mole, por onde se chega à rodovia SC-406.

Informações

Atenção: A trilha deve ser feita com um guia.

Nível de dificuldade: médio.

Atrativos: vista panorâmica, praia, Mata Atlântica, patrimônio histórico, casarios, inscrições rupestres, rio, fonte d’água.

 Tempo: 2h.

Início: Logo após a ponte sobre o Canal da Barra.

Fim: Praia da Galheta.

Principal dificuldade: Alguns trechos desaparecem sob a vegetação.

Como chegar: Subir à direita, logo após à ponte.

publicidade

Serviços relacionados

Centro
Barra da Lagoa
Saco Grande
Saco Grande

Decathlon Florianópolis

Decathlon Florianópolis | Artigos Esportivos em Florianópolis

A equipe Decathlon Brasil é formada por esportistas apaixonados. Temos o forte desejo de tornar o prazer e os benefícios do esporte acessível ao

Rodovia José Carlos Daux (SC 401), 3400 - Saco Grande

Florianópolis - SC

Brasil

Site

publicidade

publicidade

publicidade