Costa da Lagoa - Trapiche

Trilha Caminho da Costa

Dicas de Turismo

  • Voo livre Parapente

    Voo Duplo na Lagoa da Conceição

    Há condições favoráveis ao voo livre, tanto de parapente quanto de asa delta, em diversos pontos na Região da Lagoa da...
    Leia Mais

  • Casa da Memória

    Casa da Memória

    A Casa da Memória de Florianópolis é um centro de documentação vinculado à Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. Inaugurada em 30...
    Leia Mais

Guia Santa Catarina

Balneário Camboriu

Conheça Balneário Camboriú

Pertinho de Florianópolis está o badalado Balneário Camboriú, conhecido também por BC. Muita gente aproveita para passar o dia nas... Leia Mais

O Antigo ‘Celeiro da Ilha’

O Caminho da Costa, como é conhecida a trilha, é o ideal para quem não quer enfrentar penhascos e desfiladeiros. Sem grandes obstáculos, é feita em trechos planos por quase todo o percurso, onde o visitante passa por enseadas de águas calmas e por sete vilas (na ordem: Vila Verde, Praia Seca, Praia da Areia, Baixada, Centrinho, Praia do Sul e Saquinho). O ponto mais elevado fica após a Ponta da Areia, de onde se pode avistar uma paisagem inesquecível: uma panorâmica das dunas da Praia da Joaquina, da Lagoa em toda sua extensão, da Reserva Ecológica do Rio Vermelho, do Morro da Barra da Lagoa e da Ponta da Galheta.

Percorre-se cerca de oito quilômetros por uma região que, desde a metade do século XVIII, desenvolve atividade agrícola. Já foram 26 engenhos – hoje são poucos, que acabam virando atração turística. Farinha de mandioca, café, açúcar e aguardente abasteceram por mais de um século a Vila de Nossa Senhora do Desterro (mais tarde Florianópolis) e os navios que ancoravam em seu porto. A Costa da Lagoa era “celeiro da Ilha”.

O caminho deixou de ser conservado em 1945. Até então, era possível percorrer toda sua extensão de charrete ou carro-de-boi. Diz a história do local que residia na região um certo Manoel da Costa, rico proprietário de terras, que mandava cortar os ramos de árvores que tocassem seu chapéu enquanto passava montado a cavalo. Outro, dono de engenho, cavalgava acompanhado por um escravo a pé, levando parte das compras feitas na Freguesia da Lagoa.

Um Passeio Pelas Sete Vilas

No fim da Estrada Geral do Canto dos Araçás, quando acaba a pavimentação e só se pode seguir a pé, começa o Caminho da Costa. Trilha bem marcada, entre a Mata Atlântica e a Lagoa da Conceição, passa pelas sete vilas. Por toda região existem outros caminhos que fazem a ligação com o lado Leste da Ilha, mas se deve manter o principal.

publicidade

Algumas vilas são servidas de bares e restaurante, como bar do Seu Manoel, na localidade conhecida por Vila Verde, bem no começo da caminhada. Mas é no Centrinho da Costa que ficam os restaurantes mais conhecidos, como o Coração de Mãe, citado no guia Quatro Rodas.

A trilha da Costa da Lagoa termina no Saquinho, mas para voltar pega-se um barco na Praia do Sul. O desembarque é no trapiche do Centrinho da Lagoa, depois de cerca de uma hora de viagem pela lagoa. Essas embarcações fazem o transporte diário de passageiros, funcionando como o serviço de ônibus e a passagem custa R$ 7,50 (o preço pode ser alterado na alta temporada).

Informações

Nível de dificuldade: médio.

Atrativos: lagoa, vista panorâmica, cachoeira, rio, praia, fonte d’água, Mata Atlântica, passeio de barco, restaurante.

Tempo: 4h.

Início: Final da Estrada Geral do Canto dos Araçás.

Fim: Praia do Saquinho.

Principal dificuldade: Extensa.

Como chegar: Seguir em frente, após o final da Estrada Geral do Canto dos Araçás.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade