Trilha do Poção Córrego Grande

Dicas de Turismo

Guia Santa Catarina

Garopaba

Praias próximas: Garopaba

Por ser perto, muita gente vai surfar ou pegar uma praia em Garopaba. Conheça as várias praias perfeitas para o... Leia Mais

A Melhor Cachoeira da Ilha…

O Poção do Córrego Grande, como é chamada a melhor queda d’água da Ilha, fica a oito quilômetros região central da cidade, em um bairro residencial em franca expansão imobiliária. A área própria para nado e mergulho tem dimensão aproximada de 10m x 4m e não comporta mais que dez pessoas de uma só vez. Mas, no verão, durante os finais de semana, o local fica superpovoado por moradores dos bairros próximos e também do Centro. Nessa estação a qualidade da água cai e o lixo é jogado nos arredores. A melhor época para visitar o Poção do Córrego Grande é na baixa temporada, quando o lugar está limpo e a água renovada.

A cachoeira tem aproximadamente cinco metros de queda e ganhou o nome em virtude da profundidade do local, que em alguns pontos ultrapassa três metros. Ela é cercada por paredões de até dez metros de altura – de onde os mais corajosos se atiram de cabeça -, e por uma densa Mata Atlântica.

O córrego que forma a cachoeira é responsável pelo abastecimento de água do bairro local. Mas já serviu como lavanderia para descendentes de açorianos que lá se instalaram na primeira metade deste século.

publicidade

… e a Trilha Mais Fácil

Um das principais características da trilha do Poção é seu fácil acesso. A partir do ponto final do ônibus Córrego Grande, subindo pela rua Sebastião Laurentino da Silva, logo surge um pequeno caminho, à direita, que chega à cachoeira. A caminhada segue por uma trilha aberta, cercada de árvores e margeando todo o córrego, sempre acompanhada por um aqueduto da Companhia de Águas e Saneamento (Casan). Pouco mais acima do Poção fica o ponto onde a Casan faz a captação da água, mas a passagem não é permitida.

Informações

Atenção! Do Poção para frente não existe mais trilha. A caminhada segue por dentro do córrego e a presença de aranhas torna-se comum, aumentando muito o grau de dificuldade.

Nível de dificuldade: fácil.

Atrativos: cachoeira, rio, fonte d’água, Mata Atlântica.

Tempo: 20min.

Início: Rua Sebastião Laurentino da Silva, próximo ao ponto final da linha Córrego Grande.

Fim: Poção do Córrego Grande.

Principal dificuldade: Sem dificuldade.

Como chegar: A partir do ponto final da linha Córrego Grande, subir pela rua Sebastião Laurentino da Silva até a entrada da trilha, que fica à direita.

publicidade

Serviços relacionados

Saco Grande
Saco Grande

Decathlon Florianópolis

Decathlon Florianópolis | Artigos Esportivos em Florianópolis

A equipe Decathlon Brasil é formada por esportistas apaixonados. Temos o forte desejo de tornar o prazer e os benefícios do esporte acessível ao

Rodovia José Carlos Daux (SC 401), 3400 - Saco Grande

Florianópolis - SC

Brasil

Site

publicidade

publicidade

publicidade