Trilha do Poção Córrego Grande

Dicas de Turismo

  • Santo Antonio de Lisboa

    Santo Antônio de Lisboa

    O artesanato local está muito presente. É possível encontrar casas de artesanato típico da Ilha, bem como uma feira que...
    Leia Mais

  • Igreja de São Sebastião

    Largo São Sebastião

    A construção da Igreja, principal elemento do Largo São Sebastião, em meados do século XIX, está diretamente ligada às diversas...
    Leia Mais

Guia Santa Catarina

Balneário Camboriu

Conheça Balneário Camboriú

Pertinho de Florianópolis está o badalado Balneário Camboriú, conhecido também por BC. Muita gente aproveita para passar o dia nas... Leia Mais

A Melhor Cachoeira da Ilha…

O Poção do Córrego Grande, como é chamada a melhor queda d’água da Ilha, fica a oito quilômetros região central da cidade, em um bairro residencial em franca expansão imobiliária. A área própria para nado e mergulho tem dimensão aproximada de 10m x 4m e não comporta mais que dez pessoas de uma só vez. Mas, no verão, durante os finais de semana, o local fica superpovoado por moradores dos bairros próximos e também do Centro. Nessa estação a qualidade da água cai e o lixo é jogado nos arredores. A melhor época para visitar o Poção do Córrego Grande é na baixa temporada, quando o lugar está limpo e a água renovada.

A cachoeira tem aproximadamente cinco metros de queda e ganhou o nome em virtude da profundidade do local, que em alguns pontos ultrapassa três metros. Ela é cercada por paredões de até dez metros de altura – de onde os mais corajosos se atiram de cabeça -, e por uma densa Mata Atlântica.

O córrego que forma a cachoeira é responsável pelo abastecimento de água do bairro local. Mas já serviu como lavanderia para descendentes de açorianos que lá se instalaram na primeira metade deste século.

publicidade

… e a Trilha Mais Fácil

Um das principais características da trilha do Poção é seu fácil acesso. A partir do ponto final do ônibus Córrego Grande, subindo pela rua Sebastião Laurentino da Silva, logo surge um pequeno caminho, à direita, que chega à cachoeira. A caminhada segue por uma trilha aberta, cercada de árvores e margeando todo o córrego, sempre acompanhada por um aqueduto da Companhia de Águas e Saneamento (Casan). Pouco mais acima do Poção fica o ponto onde a Casan faz a captação da água, mas a passagem não é permitida.

Informações

Atenção! Do Poção para frente não existe mais trilha. A caminhada segue por dentro do córrego e a presença de aranhas torna-se comum, aumentando muito o grau de dificuldade.

Nível de dificuldade: fácil.

Atrativos: cachoeira, rio, fonte d’água, Mata Atlântica.

Tempo: 20min.

Início: Rua Sebastião Laurentino da Silva, próximo ao ponto final da linha Córrego Grande.

Fim: Poção do Córrego Grande.

Principal dificuldade: Sem dificuldade.

Como chegar: A partir do ponto final da linha Córrego Grande, subir pela rua Sebastião Laurentino da Silva até a entrada da trilha, que fica à direita.

publicidade

Serviços relacionados

Saco Grande

Decathlon Florianópolis

Rodovia José Carlos Daux (SC 401), 3400 - Saco Grande - Florianópolis

publicidade

publicidade

publicidade