Turismo Termal

Dicas de Turismo

Guia Santa Catarina

Garopaba

Praias próximas: Garopaba

Por ser perto, muita gente vai surfar ou pegar uma praia em Garopaba. Conheça as várias praias perfeitas para o... Leia Mais

Não dá para falar em turismo em Florianópolis sem lembrar das estâncias hidrominerais, reconhecidas internacionalmente em qualidade terapêutica, de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. As águas termais, consideradas uma das melhores do mundo, com temperatura de até 40º C, são um “santo” remédio para quem tem reumatismo, insônia, tensão nervosa e queda de cabelo. Foram descobertas em 1818 por caçadores, em terras da então freguesia de São José. Mais tarde, em 1845, Dom Pedro II e Tereza Cristina visitaram o local e ficaram tão entusiasmados com as águas termais da região que mandaram construir no local um prédio, o atual Hotel Caldas da Imperatriz, hoje municipalizado. A cidade também conta com o cinco estrelas Plaza Caldas da Imperatriz, de alto padrão.

Em Águas Mornas, também localizada na Grande Florianópolis, os “milagres da cura” proporcionados pelas fontes já são propagados desde meados do século passado. A origem desta água é um derrame triássico que invadiu toda a região de Águas Mornas e Santo Amaro da Imperatriz. São duas fontes que dão vazão a 2,5 milhões de litros de água por dia, numa temperatura constante de 39º C. Os banhos, com 15 minutos de duração, são indicados contra reumatismos, artrites, artroses, gotas e dores reumáticas em qualquer parte do corpo. Também são recomendados para melhorar as funções digestivas, aparelho renal, sistema nervoso e para o tratamento da pele.

Conheça Santo Amaro da Imperatriz

Para quem pensa em fazer o tratamento ou mesmo passar alguns dias de lazer com banhos termais, as cidades citadas possuem algumas excelentes opções de hospedagem.

publicidade

Serviços relacionados

Centro

publicidade

publicidade

publicidade