A base do Projeto Tamar está aberta para visitação todos os dias, inclusive feriados. O Museu Aberto da Tartaruga Marinha possui quatro das cinco espécies que desovam no Brasil, mantendo um plantel de 10 animais em diferentes tamanhos e fases de vida.
Dependendo do horário, os visitantes podem acompanhar a alimentação destes animais. Além disso, têm acesso à informações sobre as atividades do projeto, sala de vídeo, curiosidades sobre as tartarugas marinhas, as ameaças às populações destes animais e outros atrativos. As escolas podem agendar visitas previamente por telefone.
Florianópolis sedia, desde abril de 2005, a 22ª base do Projeto Tamar, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população quanto à necessidade de conservar as tartarugas marinhas, evitando a pesca industrial e artesanal no litoral sul do país. Tenta-se diminuir o impacto da pesca desses animais.
Além disso, na base funciona um Centro de Reabilitação que conta com uma infraestrutura que possibilita a realização desde procedimentos simples como curativos, até pequenas cirurgias.
Onde: Rua Professor Ademir Francisco, s/n - Barra da Lagoa.
Valor: Entre R$ 10 e R$ 20,00 por pessoa.
Horário: todos os dias, inclusive feriados, das 9h30 às 17h30.
Informações: (48) 3236-2015, e-mail [email protected] ou no site do Projeto Tamar.