Praia dos Ingleses | Praias em Florianópolis | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Praia dos Ingleses

Dunas da Praia dos Ingleses
Dunas da Praia dos Ingleses
Praia dos Ingleses - Praia de Florianópolis

Região: Norte da Ilha
Bairro: Ingleses do Rio Vermelho
Praias próximas: Praia da Cachoeira do Bom Jesus (6 km oeste) | Praia Brava (11 km norte) | Praia do Santinho (5 km sudeste)
Distâncias: Centro e Rodoviária 33 km | Aeroporto 41 km
Tipo de Praia: Praia Intermediária (fundo variável, com bancos de areia)
Ondulação: Mediana (com pequenas ondas) e Forte (de ondas médias a grandes)
Faixa de areia: Estreita (até 10 m) e Média (entre 10 m e 20 m)
Comprimento da praia: 5,2 km
Temperatura da água: Fria/Moderada
Encontre também: esportes náuticos, surf, trilha, dunas, patrimônio arqueológico, restaurantes 'pé-na-areia', pescaria, vida noturna

Mapa Localização Praia dos Ingleses

A Praia dos Ingleses é um dos destinos mais movimentados da ilha durante o ano inteiro e, principalmente, no verão. Isso porque conta com grande infraestrutura que vai de serviços na praia até um pequeno shopping center.

Bares, shows, restaurantes, casas noturnas e o forte comércio garantem a diversão de famílias e jovens à noite, enquanto que durante o dia a praia é o local preferido.

Ingleses é um dos principais destinos de turistas do Cone Sul. Por conta disso, muitos estabelecimentos oferecem serviços bilíngues e não é difícil encontrar jornais argentinos, casas de câmbio e lan houses.

Praia dos Ingleses
Praia dos Ingleses

A grande extensão da praia permite que, de um lado, o mar seja calmo e ideal para levar crianças e idosos e, de outro, as ondas sejam fortes e propícias para o surf. É o destino certo para quem quer praia com bastante movimentação, bares na areia, música, compras, paquera.



A praia tem um apelido carinhoso: Zinga. Nativos e moradores geralmente falam assim.

Praia dos Ingleses

Características Naturais da Praia dos Ingleses

É uma praia aberta, voltada para o oceano a nordeste. Faz fronteira ao norte com a Ponta da Feiticeira, que separa a Praia dos Ingleses da Praia Brava – esta região conta com trilhas que permitem o acesso a pé para as duas praias. Ao sul, o Morro dos Ingleses faz a divisa da Praia dos Ingleses com a Praia do Santinho – também é possível fazer trilhas por este trajeto. (Veja mais em trilhas)

Praia dos Ingleses
Entardecer na Praia dos Ingleses

A praia tem grande extensão, chegando muito perto dos 5km. As ondas são fortes e longas, sendo que no canto norte elas são maiores e mais violentas do que no canto sul. A areia é muito fina e branca, sendo que há, nesta região, a maior formação de dunas da cidade. No verão, a temperatura da água fica quente e agradável, própria para aquele banho gostoso.

História da Praia dos Ingleses

Há poucos registros históricos sobre a Praia. Sabe-se que ela carrega esta denominação por conta do naufrágio de uma embarcação inglesa na área, entre 1683 e 1737. Estas datas foram estabelecidas pela análise dos objetos encontrados, como uma régua de Gunther com a inscrição “1683”, vasos de cerâmica onde se guardava a água potável e diversos outros instrumentos náuticos.

Canto Sul da Praia dos Ingleses

Pelas condições em que o leme da embarcação foi encontrado, sugere-se que houve um incêndio a bordo. Algumas ossadas foram desenterradas. Elas pertenciam a homens de 16 a 20 anos – idade comum dos marujos na época. Os sobreviventes se estabeleceram na região da Praia dos Ingleses, onde praticavam a agricultura para garantir a sobrevivência.

A embarcação está enterrada na areia em profundidades que variam entre um e oito metros, com mais dois metros de água por cima – a, aproximadamente, cinquenta metros da praia. Descobriu-se este naufrágio em 1989, quando um mergulhador encontrou uma jarra de cerâmica, que logo se tornou a primeira pista para historiadores e arqueólogos.



Surgiram na região alguns engenhos de açúcar e farinha. Também se criava gado e galinhas. Era uma região tipicamente açoriana, com intensa atividade pesqueira.

Pescadores da Praia dos Ingleses

A Praia dos Ingleses carrega até hoje o título de recordista em lance de tainha, pois chegou a recolher mais de 80 mil tainhas em um só lance.

Até 1958, a comunidade que lá se estabeleceu integrava o Distrito de São João Batista do Rio Vermelho. Depois disso, passou a ser um distrito próprio.

Dunas da Praia dos Ingleses
Dunas da Praia dos Ingleses

A região cresceu e tornou-se um grande centro turístico, com grande infraestrutura. É também a região de praia mais residencial, onde se encontra o maior número de moradores, que ultrapassam os 40 mil. Hoje, muitos até falam que Ingleses é uma cidade e não apenas um bairro ou praia.

Vídeo dos Ingleses:

Conheça mais Praias do Norte da Ilha:

Praias do Norte da Ilha
  1. Cachoeira do Bom Jesus
  2. Cacupé
  3. Canasvieiras
  4. Daniela
  5. Ingleses
  6. Jurerê Internacional
  7. Jurerê Tradicional
  8. Lagoinha
  9. Ponta das Canas
  10. Praia Brava
  11. Praia do Forte
  12. Praia do Santinho
  13. Sambaqui
  14. Santo Antônio de Lisboa

Outras regiões

Procurando por praias em outras regiões da ilha? Visite os links abaixo:


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE