Lagoa da Conceição | Praias em Florianópolis | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Lagoa da Conceição

Lagoa da Conceição - Praia de Florianópolis

Centrinho da Lagoa da Conceição - Lagoas de Florianópolis - Lagoa da Conceição
Centrinho da Lagoa da Conceição

Fotos de Florianópolis

Região: Leste da Ilha
Bairro: Bairro Lagoa da Conceição
Praias próximas: Praia da Joaquina (2,5 km sul) | Praia Mole (2 km leste) | Praia do Gravatá (1 km leste + 1,2 km de trilha mediana)
Distâncias: Centro e Rodoviária 16 km | Aeroporto 15 km
Tipo de Praia: Praia Rasa (areia fina e profundidade aumenta lentamente)
Ondulação: Calma (sem ondas)
Faixa de areia: Estreita (até 10 m)
Comprimento da praia: 2 km
Temperatura da água: Moderada
Encontre também: passeio de barco, esportes náuticos, dunas, trilha, voo livre, pescaria, restaurantes 'pé-na-areia', via gastronômica, arquitetura colonial, vida noturna

Localização da Lagoa da Conceição - Florianópolis

A Lagoa da Conceição, situada no centro geográfico da Ilha de Santa Catarina, é uma das principais atrações turística de Floripa. Ela reúne praias, dunas, montanhas e a maior laguna de Florianópolis.

Com passado importante, foi a primeira 'freguesia' - termo usado pelos colonizadores portugueses para designar pequenas vilas administrativas - da cidade, fundada junto ao local que ainda hoje é um dos mais tradicionais, o centrinho da Lagoa da Conceição. Algumas construções da época colonial ainda permanecem preservadas no local, como a Igreja da Lagoa.

Com tanta diversidade, o lugar tornou-se o ponto turístico natural mais conhecido da cidade. Múltiplas atividades e de naturezas distintas estão presentes na Lagoa. Os esportes náuticos invadem as suas águas. Piqueniques, caminhadas, passeio de pedalinho, stand ups, escunas e caiaques também fazem parte do cenário.

Cultura, arte, música, gastronomia, esportes... Tudo reunido pela Lagoa, que está dividida em pequenas localidades como o Centrinho (antiga Freguesia), Canto da Lagoa, Canto dos Araçás, Sertão Grande, Ponta Grossa, Ponta das Almas,  Caieira, Costa da Lagoa, Porto da Lagoa, Morro do Badejo e Retiro da Lagoa.

Praia da Lagoa da Conceição
Lagoa da Conceição

Para quem vem em família, a temperatura média de 27ºC das águas durante o verão, a pouca profundidade e a ausência de ondas e correntes fazem da lagoa um lugar seguro e agradável para as crianças. No entanto, é bom ficar de olho nos relatórios de balneabilidade, principalmente durante a alta temporada.

Para quem vem em grupo e quer badalação à noite, o Centrinho da Lagoa é a aposta certa. Além de importante recanto histórico, a Lagoa da Conceição é um dos principais redutos da vida noturna de Florianópolis, com diversos bares e restaurantes.



Características Naturais da Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição é um lençol d'água com aproximadamente 20,65 quilômetros quadrados de espelho d'água cercados por grandes morros e um canal que a liga ao mar. Em muitos lugares de seu contorno, só existe acesso de barco, sendo que boa parte de suas margens ainda está conservada.

Dunas da Lagoa da Conceição
Dunas da Lagoa da Conceição

História da Lagoa da Conceição

A região da Lagoa da Conceição foi habitada pelos Sambaquieiros e depois pelos Carijós. Os vestígios dessas populações são os sítios arqueológicos, onde foram encontrados pontas de flechas e sambaquis. As oficinas líticas, denominação dos lugares utilizados para produzir ferramentas em pedra, podem ser vistas na orla da Lagoa e nas pedras das praias Joaquina, GravatáGalheta. A cultura local foi fortemente influenciada pela herança indígena através do cultivo da mandioca, do uso de plantas fibrosas para a confecção de redes de pesca e utensílios e pelo feitio de canoa de garapuvu, entre outros.

Lagoa da Conceição
Esportes Náuticos na Lagoa da Conceição

Em meados do século XVIII, a Corte Portuguesa determinou que a Ilha de Santa Catarina fosse colonizada para garantir sua posse. Os escolhidos foram os habitantes da Ilha de Açores, que sofriam com terremotos e superpopulação. Eles vieram entre 1748 e 1756 e foram assentados em microrregiões afastadas, cada qual com administração, igreja e polícia próprias, denominadas freguesias. A Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa foi a mais antiga, fundada em 1750, juntamente com Santo Antônio de Lisboa.



Certamente a visita mais ilustre que o local recebeu foi em 1845, quando o Imperador do Império do Brasil, Dom Pedro II, aportou em Desterro, antigo nome da cidade de Florianópolis. Na ocasião, o imperador doou uma custódia de prata para a Igreja da Lagoa. Ele voltou em 1861, dando outro presente à capela: os dois sinos que ainda estão lá.

Igrejinha da Lagoa da Conceição
Igreja Nossa Senhora da Conceição

Mesmo com novos moradores vindos de outras cidades, principalmente a partir de 1980, as tradições dos antepassados açorianos, como a renda de bilro e o folclore, presentes nas histórias de bruxas, feiticeiras, lobisomens e boitatás, ainda fazem parte da vida dos nativos. O Terno de Reis, a Ratoeira, a Cantoria do Divino, o Pau de Fita e o Boi de Mamão são algumas das manifestações artístico-culturais preservadas. Atualmente, o Centro Cultural Bento Silvério funciona como maior propagador destas atividades, oferecendo vários cursos durante o ano.

Vídeo da Lagoa

Veja mais praias do Leste da Ilha:

Praias do Leste da Ilha
  1. Barra da Lagoa
  2. Praia da Galheta
  3. Lagoa da Conceição
  4. Praia da Joaquina
  5. Praia do Gravatá
  6. Praia do Moçambique
  7. Praia Mole
  8. Prainha da Barra da Lagoa

Outras regiões

Procurando por praias em outras regiões da ilha? Visite os links abaixo:


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE