Temperatura das Águas

Todo mundo sabe que o norte da ilha tem água quente e o sul e leste são águas mais frias. Com tantas praias em Florianópolis você pode tranquilamente escolher a melhor temperatura para o seu gosto.

Leste da Ilha: Praia Mole, Praia da Galheta e Lagoa da Conceição (ao fundo)

Entenda como funciona a temperatura do mar em Florianópolis

A baixa temperatura das águas do leste da Ilha e sul da Ilha está ligada ao seu contato com o mar aberto, em que recebem correntes frias do sul mais facilmente.

O norte da Ilha tem água agradável pela sua posição "abrigada" do oceano e sua pouca profundidade.

Norte da Ilha: Praias de Ponta das Canas, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Jurerê, Jurerê Internacional e Daniela (de baixo pra cima)

De vez em quando ocorre um fenômeno natural, chamado ressurgência costeira, que faz a temperatura da água oscilar. Acontece o seguinte: há a incidência recorrente de um vento que traz as águas mais profundas (lá do fundo do mar), que são muito frias, para a superfície através da movimentação das marés, mas para isso ocorrer é preciso de cinco a 10 dias deste mesmo vento.


PUBLICIDADE


Estas correntes atingem diretamente as praias que estão em contato com o mar aberto. O encontro com as águas oceânicas contribui para o resfriamento da água. As praias do leste e sul, portanto, são as mais frias, pois estão de frente para o oceano.

As praias de mar aberto são, no leste Joaquina (a mais fria de todas; têm dias que não dá para entrar de tão gelada), Mole, Galheta, Barra da Lagoa, Moçambique; no sul: Naufragados, Açores, Pântano do Sul, Campeche, Morro das Pedras; e as praias que fazem a divisão entre as regiões Leste e Norte: Santinho, Ingleses e Praia Brava.

Praia do Morro das Pedras

Já as praias que ficam "abrigadas" do mar aberto são quentes. A maioria delas não tem ondulação e são de pouca profundidade - dificilmente acontece a ressurgência: Canasvieiras, Ponta das Canas, Lagoinha, Daniela, Jurerê e Sambaqui são alguns exemplos.

Praia de Ponta das Canas

Outro fator que deixa as águas frias na Ilha é o encontro das correntes do Brasil (quente) e das Malvinas (fria), também chamada de Falklands. Esta última, chega nas águas florianopolitanas em setembro e sai em novembro, e é ela a responsável pelo aparecimento de pinguins nessa época do ano, principalmente nas praias do sul da ilha.  Já a corrente do Brasil vem do Norte e é quente, mas apenas em janeiro ela realmente começa a influenciar a temperatura da água, deixando-a mais quentinha.

Conheça as Praias do Leste da Ilha

Conheça as Praias do Sul da Ilha

Conheça as Praias do Norte da Ilha



PUBLICIDADE